top of page

Buscando Uma Ideia em Sua Mente

Atualizado: 29 de nov. de 2020

- O mundo espiritual é pleno de indivíduos na procura de alguma coisa ou experiência que possa produzir a famosa felicidade permanente. Os gurus estão sempre prontos a propor um certo caminho já percorridos por eles... mas o curioso e que ninguém sabe exatamente o que estão procurando. A grande maioria dos que buscam, como também dos que guiam a busca, possuem somente uma vaga ideia do que seja o Auto-Conhecimento ou Iluminação. É uma situação curiosa e muito engraçada de ver. Buscadores passam de um guru ao outro, de um grupo ao outro sempre seguindo esse impulso inconsciente de obter alguma coisa, uma experiência espiritual, ou uma situação de vida que venha a produzir uma constante satisfação, plenitude e contentamento de vida.

Os buscadores mais maduros abandonam a ideia de que objetos de segurança e prazer tais como poder, sexo e dinheiro possam produzir a tão desejada felicidade e se voltam para objetos de virtude, buscando então satisfação nas experiências sutis ou místicas. Aqueles ainda mais avançados chegam a compreensão de que nem mesmo experiências espirituais ou estados de consciência alterados oferecem a solução para a problemática humana, porque tais estados sempre acabam, se modificam, deixando-os de novo no mesmo ponto de partida; incompletos e carentes.

Somente alguns raros indivíduos compreendem que nada, nenhum objeto de experiência ou circunstância de vida possa completa-los e preenche-los de paz, amor e felicidade permanentemente. Esses chegam ao entendimento claro e simples de que o ‘X’ da questão não é um problema de experiência ou a não realização de meus desejos, mas sim um problema de identidade... de identificação errônea com aquilo que e transitório, limitado e impermanente; O complexo corpo-mente e suas experiências.

Uma vez que essa visão seja cristalina e firme, o indivíduo pela primeira vez a apreende; Ha-ha, eu estou buscando a mim mesmo, a Consciência Pura Universal não separada de mim mesmo e de toda a criação. Aquilo que não muda... o único fator constante e ilimitado... sem saber, eu estive sempre buscando a minha natureza, a minha essência verdadeira.

Somente a partir desse entendimento a busca consciente pelo Ser Universal tem início. E não se confunda com suas experiências; a sua estrutura mental, emocional e causal não é Você. Esses são somente objetos de experiência sutis aparecendo para você, e são um fluxo em constante modificação. Aquilo que você é, é permanentemente estável, imutável, cheio, inteiro, completo e ilimitado. Você é a pura e constante Luz da Consciência, e isso pode ser, não somente provado através de uma análise logica baseada na sua experiência do dia a dia, como também revelado a você de modo experiencial e imediato através da compreensão direta (Jnana yoga) chamada Vedanta.


Nagarjuna

23 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VEDANTA 

BRASIL

bottom of page