top of page

Espelho Refletor

Atualizado: 29 de nov. de 2020

Como Obter Sucesso - Para se obter sucesso, seja ele mundano (segurança, prestigio, poder, amor, validação, fama, prazer...) ou ate mesmo no mundo espiritual, dois fatores fundamentais devem estar presentes; o constante esforço ou ação apropriada e em tempo adequado e uma mente pura e clara com a capacidade de interpretar e responder aos estímulos do meio ambiente inteligentemente.

Muitos buscadores espirituais desejam o sucesso; a “Iluminação”, mas poucos estão dispostos a fazer o esforço necessário para desenvolver uma mente sattivica (equilibrada, calma, pura, contemplativa e assertiva)... uma mente livre da apatia e preguiça como também livre do excesso de extrovertimento, agitação e estress.

Uma mente predominantemente tamasica (apática, letárgica, desmotivada, deprimida) é não somente incapaz de discriminar e compreender os mecanismos de estímulos-respostas do dia a dia, como também privada ou carente da energia necessária para qualquer esforço ou ação. Essa é a condição espiritual mais precária no desenvolvimento humano.

Uma mente predominantemente rajasica (agitada, estressada, perturbada, confusa) é uma mente ativa, extrovertida e por isso incapaz de interpretar e compreender as situações de vida de modo claro e inteligente, porque tal mente é incapaz de focalização... é uma mente privada da capacidade de concentração e análise. Mas ainda assim a condição mental rajasica é superior a aquela tamasica, porque a energia necessária para ações transformadoras (que produzam sattiva) é presente.

Vedanta afirma sem nenhuma sombra de duvida, que o individuo é por natureza, a luz da consciência e portanto ele é o Ser livre, imortal, infinito e ilimitado. Mas a menos que a mente do indivíduo esteja extremamente purificada (sattivica), essa compreensão jamais será firme e solida. O indivíduo pode até mesmo compreender a sua verdadeira identidade num momento de contemplação ou meditação, mas a compreensão-visão-experiência da verdade não será retida.

Portanto para obtermos sucesso, seja ele mundano ou espiritual, exatamente como no caso da própria criação ou manifestação, o perfeito equilíbrio entre os três fatores ou energias é fundamental; Sattiva, Rajas e Tamas. A predominância de Sattiva em combinação com uma dose adequada de Rajas e Tamas constitui o cocktail perfeito para uma vida calma, contemplativa, alegre e feliz. Somente uma mente saudável será capaz de aspirar pela Iluminação.


Nagarjuna

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VEDANTA 

BRASIL

bottom of page