top of page

Experiência e Conhecimento

Atualizado: 29 de nov. de 2020

A experiência em geral é um fenômeno universal. E a experiência de não-dualidade (epifanias de unidade etc) proporciona um vislumbre do Ser que pode ser uma ajuda para a compreensão da natureza impessoal e universal do individuo. Vedanta apenas afirma que experiência como tal, é um objeto de experiência, e por exclusão logica, não pode ser você. Experiência é um objeto inerte e inconsciente, e incapaz de produzir conhecimento.

Para que o conhecimento possa acontecer (seja ele baseado na experiência ou inferência), “você”, o único "fator consciente constante" deve estar presente. Sendo você diferente de todo e qualquer objeto de experiência, você reconhece a experiência como ela é; um objeto que não é você.

É por isso que a iluminação não é uma experiência permanente do Ser Único, já que toda experiência ocorre em dualidade, (você e o objeto de experiência), mas sim a experiencial (em oposição ao teórico) clara e direta compreensão de que você é a Consciência Universal Pura e que todos os objetos aparecem e desaparecem em você e não separados de você, mas ainda assim, não podem ser definidos como você.


Nagarjuna

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VEDANTA 

BRASIL

bottom of page