top of page

O Intenso Desejo Conduz a Liberação

Atualizado: 29 de nov. de 2020

No nosso dia a dia de busca pela felicidade, satisfação e o fim de nosso sentido de limitação e inadequação, o erro fundamental que cometemos é o de buscá-lo em objetos de experiência que proporcionam prazer e segurança. Ao fazê-lo, inevitavelmente, caímos em um círculo vicioso porque a experiência obtida sempre termina, deixando para trás uma atitude de desejo por mais/melhor do mesmo tipo de experiência.

Em outras palavras, você fica com uma vassana ainda mais forte (tendência latente ou disposição) de desejo do mesmo tipo de experiência, que o leva para mais ação, mais esforço, mais agitação.... É uma estrada que nunca termina, porque não existe tal coisa como uma permanente e final experiência de prazer. Qualquer que seja a experiência, ela sempre muda, ela é sempre impermanente e transitória. Somente a compreensão pode interromper esse círculo vicioso!

Viver uma vida conduzida por vassanas (seus gostos, aversões, desejos e medos), por experiências impermanentes, é realmente uma perda de tempo se seu objetivo, a Auto-Realização. Para poder Realizar a Verdadeira Identidade do Ser, antes de tudo você precisa "compreender" a futilidade de perseguir objetos de experiência, como um meio para completar-se. Em segundo lugar, você precisa desenvolver um desejo ardente pela verdade, o desejo de conhecer a sua própria identidade como o Ser Universal que habita todos os seres.


Nagarjuna

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

VEDANTA 

BRASIL

bottom of page